O controle de estoque de roupas no varejo é uma tarefa que exige organização e planejamento, pois, é a partir dele que depende a administração de sua loja.
A gestão de todas as informações relevantes ao seu negócio, principalmente as relacionadas à quantidade de itens a ser comprada e às saídas que interferem no fluxo de caixa, é preciso para a revisão da saúde financeira da empresa.
Mas… o que fazer com essas informações?
Muitos lojistas de pequenas, médias e/ou grandes lojas têm essa mesma dúvida e algumas ações listadas abaixo, quando seguidas, fazem toda a diferença no futuro da sua loja. Confira!
1 – Conheça os clientes:
É preciso saber quem é o consumidor: preferências, idade, perfil, classe econômica, etc. Enfim, é necessário ter um cadastro básico, porém fiel do cliente. Manter um estoque certo de acordo com seus clientes é fundamental para aumentar as vendas da sua loja.
2 – Organize as informações:
É muito importante definir processos de entrada e saída do estoque para ter um controle exato. Saber quais padrões tem maior giro e assim ser mais assertivo na reposição do estoque, portanto, este deve estar em ordem e a identificação das peças precisa seguir padrões, como: número/tamanho, separação por marca, tipo, cor, estilo e coleções. De forma a facilitar o acesso do cliente à peça desejada, tornando o atendimento mais ágil.
Ter esse controle usando código de barras torna o processo mais eficaz. Assim, você lojista ganha tempo para se dedicar na exposição e divulgação de seus produtos.
3 – Confira regularmente os estoques:
É importante sempre conferir o estoque. Portanto, a elaboração de um cronograma é interessante para que essa tarefa seja realizada sem falhas. Fato que proporciona uma melhor visualização do giro e da rotatividade financeira da loja.
Realizar o inventário de estoque frequentemente é fundamental para ter a certeza de que ele está de acordo.
4 – Realize todos os processos:
Sem disciplina não dá para controlar um estoque. Por isso todas as entradas e saídas, – financeiras ou de produtos -, devem ser sempre medidas, a fim de definir critérios para o acompanhamento da loja.
5 – Tecnologia favorece o sucesso
Use um sistema de gestão de estoque moderno e ideal para o segmento de moda, desenvolvido por uma empresa do ramo de tecnologia que seja de confiança. Lembre-se que, além das ações aqui listadas, o crescimento de sua loja depende do controle e proteção dos dados que você possui do seu próprio negócio e também da concorrência.
Confira abaixo um depoimento de quem utiliza o IDStore em sua loja:
“Trabalhamos há mais de um ano com o IDStore e estou encantando com o sistema. Atende completamente nossas necessidades, principalmente na gestão de estoque, com os relatórios conseguimos ter uma visão completa. A equipe de suporte é fantástica, rápida e eficiente!”
– Venicius, Keila Calçados.
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