Começar a empreender é uma etapa que demanda investimentos para que o crescimento e sucesso aconteçam.
Se você tem dúvidas de quais são esses investimentos, principalmente para o segmento de moda, continue a leitura e prepare-se para um checklist!
1 – Sistema Específico:
Sempre comentamos sobre a necessidade de ter um sistema desenvolvido especialmente para seu segmento. Afinal, de nada adianta ter um sistema que atende muitas áreas do comércio e sentir falta de ferramentas a organização da SUA área.
Para a moda, você precisa ter um software que gere etiquetas com código de barras, faça sacolas consignadas e tenha uma gestão de estoque completa, assim como o IDStore.
2 – Impressoras para Código de Barras:
Com um sistema que trabalha com código de barras em mãos, você precisará de uma impressora para esse material.
Nesse sentido, existem duas situações para considerar quando for adquirir a sua e analisar qual é a melhor opção para você no momento:
- Optar por uma impressora comum, porém, que terá custos com formulários, além do custo da reposição de cartuchos e toners;
- Optar por uma impressora específica que utiliza a tecnologia de transferência térmica, anulando o gasto com cartuchos/toners e que utilizam rolo de etiquetas.
Algumas marcas que recomendamos são: Argox, Elgin L42, Zebra e GPrinter.
3 – Leitor de Código de Barras:
Eventualmente, você precisará de um leitor de código de barras que ficará disposto em seu PDV e fará a identificação dos produtos no sistema.
Para a escolha desses aparelhos, também temos duas situações:
- O leitor CCD, que utiliza lâmpadas LED que captam a luz refletida pelo código, logo, não tem bom desempenho em ambientes com baixa luminosidade. Além disso, não são tão ágeis e podem apresentar problemas na leitura de códigos de boletos ou DANFE’S, por exemplo.
- O leitor de tecnologia Laser é o que recomendamos para uma loja de roupas. Ele emite luz própria, possui facilidade na leitura de códigos maiores, e desempenha a função com maior precisão.
4 – Impressoras de cupom:
A impressora de cupom é fundamental para sua loja, porque é a partir dela que você emitirá o CF-e / NFC-e, documento obrigatório no Brasil.
Primeiramente, comece entendendo qual o tipo de Cupom Fiscal sua região aceita. No estado de São Paulo e Ceará, o cupom é emitido com a impressora e o SAT, onde os dados são encaminhados para a SEFAZ.
A impressora de cupom é uma espécie de “emissor de recibos” sem valor fiscal. Esse equipamento pode ser utilizado para diferentes processos na loja, como: carnês, sacolas consignadas, recibo de pagamento, etc. Além disso, garante agilidade na emissão de CF-e e NFC-e.
Agora que você já sabe quais são os investimentos necessários, é hora de por a mão na massa! Se você deseja ter um sistema poderoso, conte sempre com o IDStore, específico para a gestão de sua loja de roupas, calçados e acessórios.