O inventário de estoque é uma etapa importante da contagem de todas as peças da loja, a fim de verificar se seu controle – seja ele feito em fichas, planilhas ou sistemas de gestão – condiz com o estoque físico.
Confira as etapas necessárias para evitar falhas:
Por onde começar?
A melhor maneira de fazer a contagem de estoque, é por meio de leitores de códigos de barras. Para isso, a loja deve usar um cadastro de produtos que consiga de gerá-los na entrada das peças. Caso não tenha um sistema assim, codificar seus produtos à mão com etiquetas que tenham códigos contínuos é uma ótima opção.
No entanto, se você não tem esses códigos, a descrição dos produtos deverá ser feita detalhadamente no sistema para ajudar na localização da peça física.
Como prosseguir?
Ao iniciar a contagem do estoque, o ideal é que não haja fluxo e não sejam feitas alterações no layout da loja. Se possível, realize o inventário com as portas fechadas.
Nesse sentido, escolha um local da loja onde consiga realizar seu inventário de forma sistematizada. Evite pegar peças de diferentes araras e/ou começar outras sem terminar a atual. Sugerimos que sejam feitas pequenas marcações nas etiquetas, assim, você terá maior controle para identificar se a peça já passou pelo inventário.
Lembre-se: nunca mude o local durante o inventário, seja qual for a situação!
E depois?
Após a contagem, recomendamos que gere um relatório com as diferenças entre o estoque físico e o que está cadastrado em seu sistema. Somente com esse controle você poderá descobrir problemas e definir metas para reduzi-los num próximo inventário.
Realizar estudos baseados em processos de entradas e saídas da loja, a fim de identificar falhas/quebras de estoque também é muito importante.
Aplicando as sugestões acima e adaptando-se a um Sistema de Gestão específico para seu segmento, como o IDStore, seu próximo inventário tem tudo para ser realizado de maneira mais prática e eficiente!
Posts Relacionados:
- Promova vendas com o modelo de consignação.
- Gestão de Estoque de Vestuário no Varejo
- Por que utilizar código de barras na gestão de estoque?
- Fidelização de Clientes: O que é e como conseguir?
- O que é e como funciona a estratégia de Compras por Impulso?
- Moda Sustentável: O que é e quais os benefícios para o Meio…