Em um país que se destaca como um dos maiores empreendedores do mundo e que em 2021 encerrou o ano com mais de 2,4 milhões de estabelecimentos varejistas ativos, de acordo com uma pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), manter um cliente fiel à sua marca/loja está cada vez mais difícil.
Mas afinal, o que é a Fidelização de Clientes?
O que é?
A Fidelização de Clientes é uma estratégia de marketing cujo objetivo é transformar um cliente eventual em um cliente de compra recorrente através do relacionamento valioso entre ele e a empresa. É uma via de mão dupla onde você oferece e entrega qualidade e em troca ele retribui com a preferência.
Ou seja, todas as vezes que alguém precisar de algo e optar sempre por comprar na sua loja, significa que ele está satisfeito com o que você oferece, logo, fidelizado.
É importante que você entenda que para a fidelização ocorrer, é preciso conhecer seu público a fundo, a fim de antecipar desejos e necessidades.
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Quais são os benefícios e os tipos de fidelidade?
Você já deve ter ouvido falar que um cliente satisfeito é a melhor propaganda, não é? Ele é mesmo!
Clientes satisfeitos se tornam um “Outdoor Ambulante”, pois estão sempre te indicando para outras pessoas pelo famoso “boca-a-boca”. Mas não é somente isso que esse cliente traz como benefício.
Como estão sempre retornando e comprando com você, a participação deles no faturamento é enorme!
Além do mais, como esses clientes se sentem seus parceiros, são mais sinceros, assim você pode aproveitar e pedir feedbacks deles sobre a gestão e produtos da loja.
Quer mais? Esse cliente ainda te ajuda a economizar!
De acordo com Philip Kotler, o “Pai do Marketing”, um cliente novo é entre 5 e 7 vezes mais caro do que manter um antigo.
Quando você conhece um cliente há mais tempo, você já entendeu todas as etapas de sua jornada de compra, o que é muito mais fácil na hora da venda, porque você sabe qual é o gosto dele.
Para um cliente novo, o caminho é custoso, é começar do zero e entender desde sua captação até a venda.
Kotler ainda diz que nem todos são fiéis da mesma maneira e que existem diferentes tipos de clientes fidelizados, algo que ele classificou como “Status”, sendo estes:
Como você pode entender, fidelizar seus clientes é uma ótima estratégia para aumentar as vendas na sua loja, mas para chegar até lá, é preciso ter constância e dedicação!
Se você quer fidelizar seus clientes, mas ainda não sabe por onde começar, não se preocupe! Nós preparamos um material exclusivo para você com 5 dicas para implantar na sua loja!
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