Progrid - Softwares e Soluções - Fidelização de Clientes: O que é e como conseguir?

Aaron Ferdinando Frugis|30/08/2022

Fidelização de Clientes: O que é e como conseguir?

Em um país que se destaca como um dos maiores empreendedores do mundo e que em 2021 encerrou o ano com mais de 2,4 milhões de estabelecimentos varejistas ativos, de acordo com uma pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), manter um cliente fiel à sua marca/loja está cada vez mais difícil.

Mas afinal, o que é a Fidelização de Clientes?

O que é?

A Fidelização de Clientes é uma estratégia de marketing cujo objetivo é transformar um cliente eventual em um cliente de compra recorrente através do relacionamento valioso entre ele e a empresa. É uma via de mão dupla onde você oferece e entrega qualidade e em troca ele retribui com a preferência.

Ou seja, todas as vezes que alguém precisar de algo e optar sempre por comprar na sua loja, significa que ele está satisfeito com o que você oferece, logo, fidelizado.

É importante que você entenda que para a fidelização ocorrer, é preciso conhecer seu público a fundo, a fim de antecipar desejos e necessidades.

Leia também:

Cadastro de Clientes

Quais são os benefícios e os tipos de fidelidade?

Você já deve ter ouvido falar que um cliente satisfeito é a melhor propaganda, não é? Ele é mesmo!

Clientes satisfeitos se tornam um “Outdoor Ambulante”, pois estão sempre te indicando para outras pessoas pelo famoso “boca-a-boca”. Mas não é somente isso que esse cliente traz como benefício.

Como estão sempre retornando e comprando com você, a participação deles no faturamento é enorme!

Além do mais, como esses clientes se sentem seus parceiros, são mais sinceros, assim você pode aproveitar e pedir feedbacks deles sobre a gestão e produtos da loja.

Quer mais? Esse cliente ainda te ajuda a economizar!

De acordo com Philip Kotler, o “Pai do Marketing”, um cliente novo é entre 5 e 7 vezes mais caro do que manter um antigo.

Quando você conhece um cliente há mais tempo, você já entendeu todas as etapas de sua jornada de compra, o que é muito mais fácil na hora da venda, porque você sabe qual é o gosto dele.

Para um cliente novo, o caminho é custoso, é começar do zero e entender desde sua captação até a venda.

Kotler ainda diz que nem todos são fiéis da mesma maneira e que existem diferentes tipos de clientes fidelizados, algo que ele classificou como “Status”, sendo estes:

Tipos de Clientes Fiéis

Como você pode entender, fidelizar seus clientes é uma ótima estratégia para aumentar as vendas na sua loja, mas para chegar até lá, é preciso ter constância e dedicação!

Se você quer fidelizar seus clientes, mas ainda não sabe por onde começar, não se preocupe! Nós preparamos um material exclusivo para você com 5 dicas para implantar na sua loja!

Clique na imagem abaixo e faça o Download:

Compartilhar

Sucesso

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Demonstração Grátis!

Agende uma Demonstração Grátis!

Sucesso

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.