Empreender é uma tendência no mundo todo, principalmente no Brasil, que alcança um bom posicionamento no assunto. E atualmente, mais pessoas buscam empreender por diversos motivos. Porém, seja qual for a área, é importante definir a segmentação do negócio para poder alcançar suas metas e expectativas.
Vamos entender mais sobre a importância da segmentação? Continue a leitura!
Imagine a seguinte situação: você sempre teve o sonho de abrir sua própria loja de roupas e finalmente decidiu que esse era o momento certo, contudo, na hora de definir o estilo de roupa que será vendido, ficou perdido (a) no processo e decidiu vender para todas as áreas de maneira genérica.
Essa é uma escolha que pode prejudicar sua loja em muitos aspectos. Por isso, o ideal é que você primeiro decida o grupo com qual você pretende trabalhar: infantil, feminino, moda íntima, fitness ou plus size, por exemplo?
Assim que a escolha for feita, saiba quais benefícios ela traz para você:
1 – Direcionamento eficiente:
Vamos supor que você tenha escolhido atuar na área de moda infantil. Certamente não fará sentido algum você disparar mensagens para pessoas que não têm filhos, pois seu produto não atende a necessidade desse cliente.
Com a segmentação bem definida, você consegue encontrar seu público e criar melhores bases, ou seja, você pode vender mais e para as pessoas certas.
2 – Menor número de concorrentes:
Quantas lojas de roupas existem na sua cidade? Com certeza virão centenas delas na sua cabeça.
Agora… Quantas lojas de roupas focadas em vestuário infantil existem na sua cidade? Mesmo que ainda sejam muitas, é um número menor do que na primeira situação, sendo assim, seu número de concorrentes cai muito!
3 – Gerar autoridade:
Com a parcela de concorrência menor, você poderá trabalhar com o objetivo de se especializar na sua segmentação, trazendo para dentro da loja TUDO que seu cliente precisa e se destacar de seus concorrentes. Dessa maneira, você gera autoridade entre as demais lojas.
4 – Melhores fornecedores:
Com o segmento definido, você não precisará mais ficar procurando fornecedores de diferentes segmentações! Ao invés disso, você poderá procurar os melhores para a especialidade da sua loja e trazer os melhores produtos para seu cliente.
5 – Fidelização de Clientes:
Fidelizar clientes é algo que todo mundo procura. Apesar de ser uma situação que envolve diversos fatores, como: bem-estar na loja, bom atendimento, etc. a segmentação te ajuda a fidelizar o público que você procura, afinal, o cliente sabe que sempre que ele precisar de produtos infantis, por exemplo, ele poderá encontrar em sua loja!
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Viu só como a prática de segmentar seu negócio é importante e só tem benefícios para te trazer? Então, caso você ainda não tenha decidido qual será a sua área, a hora de rever o planejamento é agora! 😉
Ahhh, você também pode conferir um vídeo sobre esse assunto em nosso canal!