Atuando como um cartão de visitas da sua loja, a vitrine é uma das partes mais fabulosas para atração de clientes no varejo. Desse modo, investir nela é uma ótima maneira de gerar mais engajamento para sua loja.
Continue a leitura e conheça alguns dos motivos para investir na sua vitrine.
Qual é o impacto da Vitrine?
O visual merchandising é uma estratégia cujo objetivo é chamar a atenção do cliente pelo visual, com o intuito de causar uma boa impressão no público: é tudo sobre a estética da sua loja, não se limitando apenas à vitrine.
Porém, pense na sua vitrine como um vendedor indireto, aquele que consegue persuadir uma pessoa somente pela sua aparência, como se fosse um tipo de encantamento. Ou seja, quanto mais encantadora ela for, mais irresistível será a vontade de comprar o produto que ela transformou em objeto de desejo.
Para trazer isso ao seu cotidiano, pense em quantas vezes você ignorou uma vitrine ou desistiu de comprar algo por conta do caos do layout?
Ou quantas vezes você entrou em uma loja, comprou um produto porque se sentiu hipnotizado pela vitrine?
Ao entender que as compras são geradas pelas emoções e que essas são geradas pelos sentidos, veja como essa estratégia impulsiona sua loja:
1- Mais vendas:
Uma vitrine elaborada atraí mais pessoas, nesse sentido, suas chances de vendas aumentam. IMPORTANTE: (elaborada ? exagerada, ok?).
Portanto, para construir o layout da vitrine, é preciso que ela combine com a essência da sua loja. Também é muito interessante que você invista em boa iluminação, crie cenários temáticos com datas comemorativas (como: Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Carnaval), trabalhe com diferentes elementos decorativos que não ofusquem as peças, etc.
Existem muitos lugares onde você pode buscar referências de vitrine, como no Pinterest, por exemplo! Dá uma olhada em algumas inspirações para sua loja:
2- Branding:
Faça da sua vitrine uma exposição não somente das suas peças, mas também da sua marca!
Trabalhe sempre e em peso com a identidade visual da sua loja, estimulando as pessoas a lembrarem de você e procurarem pela sua loja quando precisarem comprar uma roupa.
3- Compras por Impulso:
Finalmente, um dos benefícios mais chamativos para o varejo – principalmente perto da época de Black Friday – são as compras por impulso.
Posicionando as peças estrategicamente e com ofertas chamativas, as probabilidades do cliente se sentir tão atraído a ponto de comprar algo fora de planejamento, é maior.