Progrid - Softwares e Soluções - O que é e como funciona a estratégia de Compras por Impulso?

Aaron Ferdinando Frugis|21/10/2022

O que é e como funciona a estratégia de Compras por Impulso?

Quem nunca fez uma compra por impulso, que atire a primeira pedra!

Aproveitando que estamos próximos de uma das datas mais lucrativas para o varejo, a Black Friday, confira dicas para aplicar essa estratégia na sua loja e vender mais!

O que são compras por impulso?

Como o próprio nome sugere, compras por impulso são aquelas feitas no “calor do momento”, sem planejamento prévio, é aquele produto que você viu quando entrou em uma loja e o levou para casa, mesmo sabendo – ou não tendo certeza – que precisava dele.

Esse tipo de compra é, na verdade, uma estratégia de marketing muito utilizada pelo varejo e é muito importante que você, lojista, entenda sobre ela para aplicá-la no seu negócio.

Por que elas acontecem?

A estratégia usa os instintos, sentidos humanos e persuasão para fazer com que o cliente compre.

Através da personalidade de cada um e dos cinco sentidos (tato, olfato, audição, visão e paladar), o cliente sente um impulso para comprar, gerando um prazer momentâneo. Além disso, a pessoa pode acabar fazendo essa compra não planejada a partir da habilidade de persuasão do vendedor.

Como aplicar a estratégia na minha loja?

1. Aposte em Marketing Sensorial:

O Marketing Sensorial é aquele que trabalha as sensações do cliente por meio dos cinco sentidos, portanto, explore-os bastante em sua loja para gerar compras por impulso:

  • Tato: é a maneira perfeita para quem trabalha com roupas, calçados ou acessórios. Esses tipos de produto já é convidativo para ser tocado, então, deixe o cliente sentir o tecido e/ou textura da peça. Estimule-os também a prová-los.
  • Olfato: é um dos sentidos mais poderosos para as vendas, pois, com ele podemos desbloquear memórias especiais que podem fazer com que sintamos vontade de permanecer na loja. Muitas marcas famosas, como a Melissa, O Boticário e Starbucks, por exemplo, apostam em cheiros característicos, por isso, invista sempre no “cheirinho” do seu negócio.
  • Visão: para ser lembrado, é preciso ser visto! Logo, trabalhar com a sua identidade visual, é muito importante para que seu cliente lembre de você. Não se esqueça também de criar um bom layout na loja.
  • Audição: a música faz toda a diferença em qualquer ambiente. Crie playlists para seu público-alvo e deixe em um volume agradável, dessa forma, as compras podem ficar ainda mais divertidas e prazerosas.
  • Paladar: você já foi em algum comércio onde te ofereceram café, doces ou bolachas? Pois é, essa também é uma forma de Marketing Sensorial. A comida e a bebida são coisas que geram prazer em muitas pessoas.

2. Utilize gatilhos mentais de escassez:

Existem diversos tipos de gatilhos mentais, mas com certeza um dos que mais estimula as compras por impulso, é o de escassez.

O gatilho de escassez trabalha com a sensação de perda no cliente, algo que faz parecer com que se o produto não for comprado naquele momento, ele ficará sem.

Assim, você pode usar frases do tipo “Últimas vagas”, “Promoção por tempo limitado” ou “Para os primeiros 30 clientes”.

3. Faça promoções:

Preços baixos são muito atrativos, seja qual for o produto. Sendo assim, planeje-se com antecedência para criar promoções de seus produtos e aproveite as datas comemorativas, como: Natal, Black Friday e até mesmo troca de estações para elaborar ofertas imperdíveis.

Além disso, temos um E-Book gratuito para te ajudar a se preparar para essas datas, clique aqui e baixe agora.

4. Design da vitrine:

Como mencionado, a visão é um dos sentidos que precisam ser trabalhados na loja, seja na marca ou no layout da sua vitrine/prateleiras e afins. Uma vitrine é o primeiro contato que os clientes terão com sua loja, portanto, ela precisa ser chamativa e harmônica, mas sem exageros.

Considere investir em cursos ou profissionais de vitrinismo para que a sua fachada seja ainda melhor.

Viu como simples detalhes podem estimular as compras por impulso na sua loja? Não perca tempo e comece aplicá-las agora!

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