Com o avanço da tecnologia e o crescente uso dos dispositivos móveis, muitos estabelecimentos comerciais acabam deixando de lado um hábito muito importante que se tinha antigamente: realizar o cadastro de seus clientes.
As lojas de roupas, principalmente as destinadas ao público feminino, usam das tecnologias para efetuar um breve registro sobre as clientes. No entanto, esses softwares utilizados ainda não são capazes de armazenar um grande número de informações, e assim, quando se utiliza apenas essa estratégia, muitos dados importantes são deixados de lado.
Dessa forma, é fundamental que as lojas de roupas, mantenham ou adquiram o hábito de fazer o cadastro de cada cliente, mesmo que isso demore certo tempo. Para facilitar, você pode destinar um de seus funcionários apenas para a função de coletar os dados de cada cliente que frequenta sua loja. Assim, nem você e nem os atendentes de caixa ficarão sobrecarregados.
Mas afinal, o que deve constar no cadastro de clientes da sua loja?
Essa é a primeira dúvida que aparece na hora de efetuar o cadastro, não é mesmo? O que é importante saber? Quais são os dados que você precisa ter?
Para não se esquecer de nada, tome nota desta breve lista do que é fundamental ter em seu cadastro:
- Nome;
- Endereço completo;
- Número de telefone/WhatsApp;
- E-mail;
- Número do manequim do cliente.
As informações acima são essenciais para o cadastro de clientes de loja, pois, é a partir dessas que você conseguirá estabelecer uma boa relação com elas.
Veja outras vantagens de se ter um cadastro efetivo de seus clientes:
- Fidelização – quando você tem os dados para contato, como telefone e e-mail, é possível estabelecer um contato direto a cliente. Esse contato direto facilita o processo de fidelização de clientes, pois mostra para elas que a sua loja está realmente interessada em ajudar e não apenas em vender.
- Oferecer os produtos certos – não é porque você tem o e-mail e o WhatsApp das suas clientes que você precisa encher a caixa de entrada e o celular delas com inúmeras ofertas e promoções. Por isso, é de grande importância ter o número de manequim de cada cliente, pois assim, você poderá oferecer os produtos certos que possivelmente sejam do interesse delas.
- Entregas eficientes – se você possuir um cadastro completo, incluindo endereço, você poderá efetuar vendas remotas, sem que a cliente precise ir até a sua loja. Ela pode escolher o produto através de uma conversa via WhatsApp, por exemplo. E você pode efetuar a entrega de acordo com o endereço cadastrado.
- Aumento das vendas – e por fim, um dos principais motivos pelos quais você deve apostar no cadastro de suas clientes é o aumento das vendas. Isso porque todas as mulheres, ou pelo menos a maioria delas, gostam de receber as novidades em primeira mão. seja através de mensagem ou e-mail. As vendas tendem a aumentar quando os produtos certos são oferecidos por esses mecanismos.